sexta-feira, 19 de junho de 2009

SEBASTIÃO CORDEIRO DA MOTTA

Nasceu na Fazendinha, na localidade de Poço Gordo, distrito de Campos dos Goytacazes, no dia 19 de março de 1916. Filho de Gervásio Rangel da Motta Vasconcellos e de Antônia Cordeiro. A infância e a adolescência ele viveu na Fazenda do Veiga, onde assistiu o segundo e o terceiro casamento de seu pai, que havia ficado viúvo duas vezes: um com Maria do Carmo Barba e, o outro com Cassinha. Neto de Francisco Ribeiro da Motta, poderoso industrial na região, dono da Usina Poço Gordo, aos 14 anos de idade, veio morar em Campos dos Goytacazes, sendo hóspede da pensão de dona Maria Campista, no Boulevard Francisco de Paula Carneiro, no Centro da Cidade, próximo ao Cine Teatro Trianon. Estudou na Escola de Aprendizes e Artífices, mais tarde Escola Técnica Federal de Campos e, depois, Centro Federal de Ensino Tecnológico (hoje IFF). Em 1933 mudou-se para o Rio de Janeiro e estudou no Colégio Pedro II. De volta a Campos, conseguiu o primeiro emprego na Cidade, como Chefe de Disciplina no Colégio Bittencourt. Foi lá que conheceu Ruth, com quem se casou em 23 de julho de 1944 e, com quem teve quatro filhos: Júlio César, Marco Aurélio, Carlos Fernando e Paulo Virgílio. Por volta de 1952 que começou a compor, mesmo sendo músico apenas intuitivo, incentivado pelos amigos, em especial por: professor João Batista Tavares da Hora, Armando Vasconcelos, Tarcísio Miranda, Cardoso de Melo, Éwerton Paes da Cunha e Norberto Azevedo, a quem mostrava suas músicas, e entregou algumas para a cantora Juscila Silva, que fazia parte do grupo musical da Rádio Cultura de Campos. Em 1954, surgia a primeira gravação em discos com o selo Continental, gravadora que tinha como diretor artístico o compositor João de Barro (o Braguinha). Além de arranjo de Radamés Gnatalli, fizeram parte do acompanhamento dessa gravação, músicos de prestígio como: Chiquinho do Acordeão, o flautista João de Deus e um pianista talentoso que estava em início de carreira, conhecido, na época como Antônio Carlos Jobim, (hoje o famoso Tom Jobim). Em seguida vieram as gravações de “Castigo do Céu” e “Fechei a Porta”, o maior sucesso de sua carreira, com mais de 80 gravações, feita em parceria com Ferreira dos Santos, ambas na inconfundível voz de Jamelão. Outras gravações de sucesso nacional foram: “Cobra Venenosa”, “Nova Capital” (que fez sucesso com as irmãs Linda e Dircinha Batista), o samba “Dora” e outros. Entre os seus parceiros estão nomes de alguns Campistas como Leni Tavares e Anide Alvim. Sebastião Motta tinha grande amizade com intelectuais, boêmios, empresários e políticos. Fez também marchinhas para campanha política de alguns candidatos, como o ex-governador Teotônio Ferreira de Araújo. A música “Fechei a Porta”, que fez muito sucesso na voz de Beth Carvalho: “Eu não quero mais amar/Pra não sofrer ingratidão/Depois do que eu passei/Fechei a porta do meu coração/Eu dei a ela todo carinho/E no entanto acabei sozinho”.

Sebastião Motta


Pesquisa: Hélvio Gomes Cordeiro.
Foto: Acervo do Instituto Historiar
Postagem: Leandro Cordeiro.
O Instituto Historiar é formado por Hélvio Cordeiro, Leandro Cordeiro e Enockes Cavalar.

7 comentários:

  1. EU SOU BISNETO DO CORONEL FRANCISCO RIBEIRO DA MOTTA VASCONCELLOS E NETO DE "ZIZINHA"-
    AMÉRICA MOTTA VASCONCELLOS E MEU AVÔ TINHA O APELIDO DE "PITOTE" E SEU NOME FRANCISCO
    VASCONCELLOS. MEU AVÔ E MINHA AVÓ ERAM PRIMOS.MINHA MÃE ELZA VASCONCELLOS PARENTE
    (FALECIDA EM 2014-NACIDA EM 1922)FILHA DOS DOIS, FOI CASADA COM SEBASTIÃO DE ALMEIDA PARENTE(FALECIDO EM 2001-NACIDO EM 1906)MEU PAI.

    MARCOS VASCONCELLOS PARENTE-NITERÓI/RJ

    ResponderExcluir
  2. marcos, se possivel gostaria de entrar em contato com vc..faço um trabalho genealogico da nossa familia..somos primos..

    ResponderExcluir
  3. Sempre divulguei nas minhas apresentações musicais.

    ResponderExcluir
  4. Grande Sebastião Motta!!!!!
    Conheci muito!!!!
    Os filhos têm que ter muito orgulho dele!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Sou filha da Anide Alvim e ela lembra dele.

    ResponderExcluir