No Brasil um dos procedimentos tomados pelos governos é a instituição do horário de verão que tem como base a diminuição do tempo em que as pessoas precisam ficar com a luz acesa. O horário de verão foi adotado pela primeira vez no território brasileiro no ano de 1931 e depois de muitas idas e vindas, devido ao fato de muitos não aceitarem o horário, ele retornou no ano de 1985 e agora é colocado anualmente e depois de alguns anos, mais precisamente no ano de 2008 foi decretado por lei, a data de início e fim do horário de verão.
Ficou determinado que todo ano o horário de verão começaria no terceiro domingo de outubro e terminaria no terceiro domingo de fevereiro.
O próximo horário de verão começará no dia 21 de outubro de 2012, que corresponde ao terceiro domingo do mês de outubro e terminará no dia 17 de fevereiro de 2013, exatamente à zero hora do terceiro domingo de fevereiro e para quem gosta deste horário no qual os dias ficam maiores, é um bom momento de aproveitar mais os dias para fazer caminhadas, conversar com os amigos e aproveitar o calor do verão, ainda economizando energia.
Durante o horário de verão as lâmpadas são ligadas mais tarde e no horário de pico de consumo de energia que é no final da tarde e começo da noite, muitas pessoas ainda estão nas ruas, diminuindo significativamente o consumo. O Brasil tem conseguido uma economia significativa com o horário de verão, mas poderia ser melhor.
O que falta na verde é a conscientização por parte das pessoas que não se preocupam muito com a energia gasta, muito mais que reduzir a conta de luz no final do mês é uma questão de salvarmos o planeta que já começa a dar sinais de que a humanidade está abusando.
Reúna a família, peça a cooperação de todos! No local de trabalho seja um exemplo, cuide para não deixar luzes acessas, faça tudo que puder, nos mínimos detalhes, para economizar energia. O horário de verão é apenas mais uma forma de ajudar na economia de energia e não apenas a única forma.
(Fonte: “Follow@Rafael_Zucco)
Nenhum comentário:
Postar um comentário