terça-feira, 9 de outubro de 2012

ANÚNCIO

Nasceu hoje, no Centro da Cidade de Campos dos Goytacazes, um menino a quem foi dado o nome de José Carlos do Patrocínio. Damos os parabéns a Dª Justina Maria do Espírito Santo, (Justina Quitandeira) pelo motivo de felicidade.

***
Este tipo de anúncio poderia estar em qualquer jornal da época, se não fosse o fato de o texto estar numa grafia diferente da antiga, e o seu conteúdo não tão bem explicado, por ser o menino Patrocínio (segundo informações de pesquisadores credenciados), filho de um padre e uma quitandeira negra, o que foi escondido naqueles tempos idos.
JOSÉ CARLOS DO PATROCÍNIO: Foi um grande vulto, conhecido por sua luta contra a escravidão e chamado “Tigre da Abolição”. Era farmacêutico, acadêmico, jornalista, orador e romancista. Nasceu em Campos dos Goytacazes em 09 de outubro de 1853 (há exatamente 159 anos atrás), filho do padre João Carlos Monteiro e da quitandeira da Praça das Verduras, Justina Maria do Espírito Santo. Escreveu: “Mota Coqueiro ou a pena de morte”, “Os Retirantes” e “Pedro Espanhol”. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e um dos mais árduos defensores da abolição da escravatura no Brasil. Nasceu e, por um bom tempo, viveu em um casarão em frente à Igreja da Matriz (hoje Catedral Diocesana), antiga residência do padre e depois Vigário João Carlos, prédio que foi demolido para abrigar o IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool). Foi casado com a Srª Maria Henriqueta Sena, e morreu em 30 de janeiro de 1905. Seus restos mortais, junto com o de sua esposa, encontram-se no “Panteão dos Heróis Campistas”, na Praça da Bandeira, anexo à Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
 
Certidão de Nascimento de José do Patrocínio
 

                            


Texto: Hélvio Gomes Cordeiro
Postagem: Leandro Lima Cordeiro
Fotos: Acervo do Instituto Historiar.
 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

ACESSOS AO BLOG NO MÊS DE SETEMBRO

O Instituto Historiar de Campos dos Goytacazes agradece aos visitantes do seu blog, tanto os brasileiros quanto os de outros países que visitaram em setembro a nossa página. Para nós, que procuramos apresentar sempre um pouco de nossa história para que a juventude, que é o futuro do país, não se esqueça de suas raízes e possam preservar este legado para sempre. Além dos 9.366 brasileiros que estiveram visitando o nosso blog, ainda pudemos contar com a presença de 31 países, tendo um total de 386 acessos. A todos vocês, o nosso muito obrigado.
Relação dos países visitantes do Blog e a quantidade de acessos: Estados Unidos (54); Rússia (07); Canadá (07); Angola (07); Costa do Marfim (01); Moçambique (03); Quênia (01); França (08); Reino Unido (08); Alemanha (12); Suécia (03); Índia (02); Áustria (03); Coréia do Sul (02); Japão (10); Senegal (05); Portugal (157); Espanha (12); Hungria (08); Polônia (04); Dinamarca (06); Gana (08); Irlanda (07); México (04); Uruguai (03); Nicarágua (01); El Salvador (01); Porto Rico (01); Emirados Árabes (06); Paraguai (20) e Venezuela (15).
Para entrar em contato com os componentes do Instituto Historiar de Campos dos Goytacazes, os Email são: helviocordeiro@gmail.comleolimacordeiro@gmail.comknox10@gmail.com

UMA VIAGEM NO TEMPO

Nesta sexta-feira, dia 28 de setembro os componentes do Instituto Historiar e da Fundação Municipal Zumbi dos Palmares, Hélvio Cordeiro e Leandro Lima Cordeiro estiveram no Liceu de Humanidades de Campos fazendo os alunos do 3º ano, da Professora Maria Angélica, viajarem no tempo para conhecer um pouco mais sobre a nossa cidade. A verdadeira face do Índio Goitacá, a implantação de saneamento básico de Saturnino de Brito, a chegada da energia elétrica em nossa cidade, que foi a 1ª do Brasil a possuir este avanço tecnológico, a visita de Getúlio Vargas ao antigo Teatro Trianon, e o início das melhorias de nossa cidade. Esses e outros assuntos foram abordados nesta deliciosa palestra. “Eu gostei da palestra porque ela me mostrou vários acontecimentos e mudanças importantes de nossa cidade que eu não sabia. Sem falar das imagens lindas que me fez viajar no tempo”, disse a aluna Stefanny Ramos, aluna da Turma 3007. Os trabalhos de palestra teve o apoio de Teresa Cristina V. Pacheco  (Diretora Adjunta do Liceu de Humanidades de Campos).
 






 Texto: Thalita Oliveira (Aluna do Liceu de Humanidades de Campos e colaboradora do Instituto historiar)
Fotos: Leandro Cordeiro (Instituto Historiar).

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

VAI COMEÇAR O HORÁRIO DE VERÃO

O consumo de energia no mundo todo é uma questão que aflige os governantes, pois as reservas naturais já não são como antigamente e o este consumo está aumentando a cada ano devido ao crescimento da indústria e também da população e para amenizar este problema muitos governos tomam providências para que o consumo seja um pouco menor.
No Brasil um dos procedimentos tomados pelos governos é a instituição do horário de verão que tem como base a diminuição do tempo em que as pessoas precisam ficar com a luz acesa. O horário de verão foi adotado pela primeira vez no território brasileiro no ano de 1931 e depois de muitas idas e vindas, devido ao fato de muitos não aceitarem o horário, ele retornou no ano de 1985 e agora é colocado anualmente e depois de alguns anos, mais precisamente no ano de 2008 foi decretado por lei, a data de início e fim do horário de verão.
Ficou determinado que todo ano o horário de verão começaria no terceiro domingo de outubro e terminaria no terceiro domingo de fevereiro.
O próximo horário de verão começará no dia 21 de outubro de 2012, que corresponde ao terceiro domingo do mês de outubro e terminará no dia 17 de fevereiro de 2013, exatamente à zero hora do terceiro domingo de fevereiro e para quem gosta deste horário no qual os dias ficam maiores, é um bom momento de aproveitar mais os dias para fazer caminhadas, conversar com os amigos e aproveitar o calor do verão, ainda economizando energia.
Durante o horário de verão as lâmpadas são ligadas mais tarde e no horário de pico de consumo de energia que é no final da tarde e começo da noite, muitas pessoas ainda estão nas ruas, diminuindo significativamente o consumo. O Brasil tem conseguido uma economia significativa com o horário de verão, mas poderia ser melhor.
O que falta na verde é a conscientização por parte das pessoas que não se preocupam muito com a energia gasta, muito mais que reduzir a conta de luz no final do mês é uma questão de salvarmos o planeta que já começa a dar sinais de que a humanidade está abusando.
 Luzes ligadas à toa, ar condicionado funcionando com a porta do local aberta e tantas outras situações onde vemos claramente o desperdício de energia. Programe-se desde agora, não espere o horário de verão para começar a economizar!
Reúna a família, peça a cooperação de todos! No local de trabalho seja um exemplo, cuide para não deixar luzes acessas, faça tudo que puder, nos mínimos detalhes, para economizar energia. O horário de verão é apenas mais uma forma de ajudar na economia de energia e não apenas a única forma.


(Fonte: “Follow@Rafael_Zucco)

GAROTA E GAROTO CIEP NILO PEÇANHA

No último dia 29 de setembro, na quadra coberta do Ciep 057 Nilo Peçanha, na Lapa, foi realizado a Festa da Primavera 2012. O evento contou com estandes de vendas de doces e salgados de vários tipos e, ainda tendo o estande das meninas da Biblioteca, que atuaram com a Pescaria valendo vários brindes. Como Participação Especial, tivemos a presença marcante da jovem Isabela Teixeira Alves (que ficou com o 2º lugar no evento Mostra de Talentos/2011) cantando maravilhosamente bem. O ponto alto da noite foi a escolha da Garota e do Garoto Ciep Nilo Peçanha, representando o Desfile da Primavera 2012, tivemos os seguintes participantes: Garotas – Gessyca Pinheiro, Kézia Alves, Noara Azevedo, Letícia Caetano, Talita Cristina, Michele Luiza, Ester Moraes e Tainá Gomes. Garotos – Marcelo Dias, Marcelo Costa, Jonathan Campos, Patrick Silva, Marcelo Mendes, Igor Martins e Inguerson de Souza. A apresentação do desfile esteve à cargo de Joilma do Carmo e de Leila Cabral. Em uma competição muito concorrida, depois de uma dificuldade enorme para a Comissão Julgadora, (já que os meninos e meninas eram lindos, talentosos e se apresentaram de maneira fantástica) foram escolhidos: 3º lugar – Ester Moraes e Igor Martins; 2º lugar – Kézia Alves e Patrick Silva e, 1º lugar – Gessyca Pinheiro e Inguerson de Souza. O Ciep 057 Nilo Peçanha, na Lapa, tem a Direção Geral de Ana Paula, a Vice-direção de Adilma e contou com a participação de todos os Professores, Coordenadores e Funcionários, na aquisição de prendas, doces e salgados que foram colocados à disposição do grande público presente ao evento.







 
 
 
 


Texto: Hélvio Gomes Cordeiro


Fotos: Joana Nunes Gomes Sá Vasconcelos.