A 7ª Bienal do Livro de Campos será realizada, pela primeira vez, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) na área próxima ao maior palco fixo da América Latina. Por decisão da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, da Fundação Municipal Jornalista Oswaldo Lima e da Secretaria Municipal de Cultura, a 8ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes foi transferida para o mês de novembro.
Segundo o diretor do Departamento de Literatura da Fundação, Alcir Alves, a programação está sendo finalizada e a bienal terá a curadoria de Suzana Vargas. "A agenda está sendo feita de acordo com a agenda nacional de bienais. Com certeza, teremos o que há de mais novo em literatura para mostrar ao público de Campos e região", disse Alcir.
- Estamos cuidando, minuciosamente, de toda a programação, acompanhando a grade nacional de bienais. Este ano, estaremos realizando, pela primeira vez, o evento no Cepop, um espaço amplo que vai oferecer conforto para o público e muitas possibilidades para atendermos a todos os participante – acrescenta o diretor.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, a expectativa é de que seja uma grande bienal. "Estamos trabalhando para que seja uma bienal para todas as idades e atenda crianças, jovens, adultos e idosos. Para isso, estamos preparando uma programação com muito zelo e carinho porque a bienal pode ser o ponto de partida para que muitas pessoas adquiram o gosto pela leitura, seja ela qual for", diz Patrícia.
Texto: Liliane Barreto
Jorge Amado é homenageado em livro na 22ª Bienal de São Paulo
ResponderExcluirJornalista lança antologia com artigos, redações e crônicas em homenagem ao centenário de Jorge Amado
O livro “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – Homenagem ao Centenário de nascimento de Jorge Amado (1912-2012)” será lançado no estande da PerSe Editora, em 10 de agosto de 2012, das 19 às 22h, mesmo dia de nascimento do grande Jorge. A obra é resultado de um concurso internacional patrocinado pelo jornalista jequieense Valdeck Almeida de Jesus e traz artigos, crônicas, redações e poemas de 64 escritores de várias partes do mundo.
Jorge Amado é sinônimo de Brasil, de Bahia, de brasilidade. Falar da obra é falar do ser humano criador; falar das personagens é identificar o falar natural das pessoas da rua, da gente que circula e inunda praças e avenidas desse grande país, que é mais interior do que capital. A presença de Jorge está nas esquinas, nos costumes, que o tempo não deixa morrer. O escritor está vivo, sempre, na vasta e diversa obra. E o tempo, senhor da vida, junto com a justiça dos orixás que protegem Jorge Amado, imortalizam a obra desse homem.
CONCURSO LITERÁRIO
O certame acontece desde 2005 e tem o apoio do Núcleo Baiano da União Brasileira de Escritores, que se junta à justa homenagem a Jorge Amado. Totalmente patrocinado pelo escritor Valdeck, o prêmio já publicou treze livros com mais de 1.100 textos diversos de autores do Brasil, Argentina, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Moçambique, China, França, Inglaterra, Japão, Suécia e Suíça, num trabalho sobre-humano de difusão da literatura e da língua portuguesa.
VALDECK ALMEIDA DE JESUS (1966) é jornalista, funcionário público, editor, escritor e poeta. Embaixador Universal da Paz, Membro da Academia de Letras do Brasil, Academia de Letras de Jequié, Academia de Cultura da Bahia, Academia de Letras de Teófilo Otoni, Poetas del Mundo, Fala Escritor, Confraria dos Artistas e Poetas pela Paz e da União Brasileira de Escritores. Publicou “Memorial do Inferno: a saga da família Almeida no Jardim do Éden”, “Feitiço contra o feiticeiro”, “Valdeck é Prosa e Vanise é Poesia”, “30 Anos de Poesia”, “Heartache Poems”, ”Yes, I am gay. So, what? – Alice in Wonderland”, “O MST e a Mídia: uma análise do discurso sobre o Movimento dos Sem Terra nos jornais A TARDE online e O Globo online” (co-autor: Jobson Santana), dentre outros, e participa de mais de 75 antologias. Organiza e patrocina o Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus de Poesia, desde 2005, o qual já lançou mais de 1000 textos. Colabora com os sites Favas Contadas, Artigonal, Web Artigos, Recanto das Letras, Portal Literal, Portal Villas, Pravda, PodCultura, Overmundo, Comunique-se, Dzaí, Difundir, Jornal do Brasil, Só Artigos e À queima roupa. Tem textos divulgados nas rádios online Sol (Diadema-SP), Raiz Online (Portugal) e CBN (Globo). Site: www.galinhapulando.com
22ª BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DE SÃO PAULO 2012
Dia 09 a 19 de Agosto de 2012, das 10 às 22 horas
Parque de Exposições Anhembi
Avenida Olavo Fontoura, 1209
Bairro Santana – São Paulo–SP
http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=3738386