quarta-feira, 4 de julho de 2012

Bienal do Livro 2012 vai homenagear Jorge Amado e Alberto Lamego

A 7ª Bienal do Livro, que será realizada pela Prefeitura de Campos, através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, em novembro, vai homenagear, o escritor baiano Jorge Amado pelo seu centenário e Alberto Lamego pela importância da sua obra para o município. Este ano, o evento literário terá como tema os 90 anos da antropofagia, manifestação artística brasileira da década de 1920, fundada e teorizada pelo poeta paulista Oswald de Andrade.

A 7ª Bienal do Livro de Campos será realizada, pela primeira vez, no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) na área próxima ao maior palco fixo da América Latina. Por decisão da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, da Fundação Municipal Jornalista Oswaldo Lima e da Secretaria Municipal de Cultura, a 8ª Bienal do Livro de Campos dos Goytacazes foi transferida para o mês de novembro.

Segundo o diretor do Departamento de Literatura da Fundação, Alcir Alves, a programação está sendo finalizada e a bienal terá a curadoria de Suzana Vargas. "A agenda está sendo feita de acordo com a agenda nacional de bienais. Com certeza, teremos o que há de mais novo em literatura para mostrar ao público de Campos e região", disse Alcir.
- Estamos cuidando, minuciosamente, de toda a programação, acompanhando a grade nacional de bienais. Este ano, estaremos realizando, pela primeira vez, o evento no Cepop, um espaço amplo que vai oferecer conforto para o público e muitas possibilidades para atendermos a todos os participante – acrescenta o diretor.
Segundo a presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, a expectativa é de que seja uma grande bienal. "Estamos trabalhando para que seja uma bienal para todas as idades e atenda crianças, jovens, adultos e idosos. Para isso, estamos preparando uma programação com muito zelo e carinho porque a bienal pode ser o ponto de partida para que muitas pessoas adquiram o gosto pela leitura, seja ela qual for", diz Patrícia.

Texto: Liliane Barreto

terça-feira, 3 de julho de 2012

PALESTRA DO INSTITUTO HISTORIAR

   No último dia 18 de junho de 2012 (segunda-feira), os componentes do Instituto Historiar de Campos dos Goytacazes, Hélvio Gomes Cordeiro e Leandro Lima Cordeiro estiveram  na Escola Municipal “Lions II”, no Parque São Jorge (Guarus), para efetuar uma palestra abordando “Trajetória Histórica de Campos dos Goytacazes”. Uma tarde maravilhosa, com participação ativa e interessada dos alunos de 3º, 4º e 5º anos, com presença da Diretora Ana Alvara Klem de Mattos, Zuelica Honório (Vice-Diretora), Eliana Alves Motta (Secretária O.P.), Professoras Denise Gomes de Almeida, Genuza Gomes, Ranúsia de Sá Barreto e demais funcionários participando no apoio. De parabéns a direção da Escola Lions II pela iniciativa de solicitação do trabalho e os alunos pela dedicação, atenção, participação e receptividade.
                                 
                                    
                                    
                                      
                                      


Texto: Hélvio Gomes Cordeiro
Fotos: Leandro Lima Cordeiro

INAUGURAÇÃO DO MUSEU DE CAMPOS

Enfim começaram as obras no prédio do Museu

Na terça-feira (30/09/2008) teve o início das obras de reforma e descupinização do teto e restauração da fachado do Museu de Campos, localizado na Praça São Salvador. O Instituto Historiar, fica satisfeito, com o início das obras e torce para vê-lo reinaugurado e funcionando como deve. Estaremos acompanhando o desenrolar das obras.
O Instituto Historiar trás em primeira mão, algumas fotos do prédio do Museu. Vejam abaixo como está deteriorado o interior desse prédio histórico:
(Postagem no Blog do Instituto Historiar de Campos dos Goytacazes em 03 de outubro de 2008)

FOTOS FEITAS PELO INSTITUTO HISTORIAR ANTES DA RESTAURAÇÃO DO MUSEU

                                        
                                     
                                     
                                     
                                     
                                       

Enfim foi reaberto ao público o Museu de Campos
Nós do Instituto Historiar de Campos dos Goytacazes queremos parabenizar os órgãos competentes, pela reabertura para o público do antigo Solar do Visconde de Araruama e hoje Museu de Campos dos Goytacazes, localizado na Praça São Salvador. Estivemos presentes à reinauguração, observando os detalhes da restauração total do prédio, que fazemos questão de mostrar para nossos leitores como ficou depois de restaurado:

                                     
                                     
                                      
                                     
                                     
                                      
                                     
                                     
                                     
                                                 
                                        
                                                 
                                                 


Texto: Hélvio Gomes Cordeiro
Fotos: Leandro Lima Cordeiro