quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Bondinho do Pão de Açúcar completa 97 anos

No dia 27 de outubro do ano 1912 era inaugurado o bondinho do pão de açúcar, havendo neste dia 500 pessoas que queriam andar no bondinho, sendo cobrado para o mesmo um valor de 2.500 réis.
O bondinho do Pão de Açúcar é o terceiro em antiguidade e foi idealizado pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos.
Funciona ao longo de duas rotas, uma ligando a base do morro da Babilônia ao morro da Urca e outra ligando o morro da Urca ao pico do Pão de Açúcar.
A primeira linha (estação inicial - morro da Urca) possui extensão de 600 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 6 metros por segundo (21,6 km/h). A segunda linha (morro da Urca - Pão de Açúcar) possui extensão de 850 metros e a velocidade máxima durante a viagem é de 10 metros por segundo (36 km/h).
A capacidade atual é de 65 passageiros por viagem. Como o trajeto de cada linha é realizado em aproximadamente 3 minutos, a capacidade do teleférico é de 1170 passageiros por hora.
Há dois anos o Morro do Pão de Açúcar, uma das estações do bondinho, foi eleito uma das Sete Maravilhas do Rio. Já transportou cerca de 37 milhões de pessoas, mantendo uma média atual 2.500 por dia.

Texto: Leandro Lima Cordeiro

Fotos: Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário