sábado, 2 de agosto de 2008

Irmã Zilda de Castro

Ir. Zilda de Castro foi uma religiosa Salesiana, educadora, grande professora de matemática e catequista, anunciadora da palavra de Deus, não só na cidade mais em todo o município de Campos dos Goytacazes.
Ir. Zilda nasceu em Piranga, cidade de Minas Gerais, em 15 de novembro de 1905, fez-se religiosa Salesiana em 06 de janeiro de 1929, foi missionária no nordeste e em janeiro de 1938 veio para Campos dos Goytacazes e fez desta sua terra querida, onde ficou até falecer em 1976.
Foi excelente professora de matemática em muitos colégios, dentre eles, o Colégio Auxiliadora. Por ela passaram várias gerações de campistas que preparou com carinho para a primeira comunhão, contava também com a generosidade de muitos campistas, aos quais ela pedia com humildade e confiança doações, através disso, ela custeava os estudos de muitos seminaristas e também de acadêmicos em medicina.
Ir. Zilda era solidária, socorria e ajudava várias famílias necessitadas, levando-lhes alimentos, remédios, conforto e a palavra de Deus.
Não podemos deixar de citar as caronas, ela pegava carona nos ônibus, em carro de ex-alunos de catequese, pais de alunas do Auxiliadora, ou até pessoas que mesmo ela não conhecendo, mas as pessoas a conheciam, pois ela era muito querida de todo o povo campista, paravam os carros para levá-la onde ela desejava ir. Curioso é que pessoas de outras religiões tinham o maior respeito por ela e a apreciavam.
Diariamente Ir. Zilda ia à Cadeia levar aos detentos o conforto da palavra de Deus, um novo sentido para a vida, a aprendizagem da leitura e da escrita e até mesmo a alegria de aprender violão, que ela tocava muito bem.
Não tendo mais forças para continuar suas andanças evangelizadoras e de promoção social pelo interior do município, nas periferias e nas escolas públicas da cidade, dedicou-se à Escola Noturna gratuita do “Auxiliadora”, dando aula de matemática e religião diariamente para seus alunos operários, comerciários e domésticas, de 19h às 22h30. Conhecia cada um desses alunos. Visitava-os em casa, arranjava-lhes emprego, orientava-os para qualificação profissional, ensinava-lhes datilografia e violão, animava-os na luta por uma vida melhor, mais responsável e solidária com os irmãos trabalhadores.
Ir. Zilda foi catequista de ricos e pobres, grandes e pequenos, doutores e analfabetos, grandes empresários e simples operários, usineiros e cortadores de cana, homens e mulheres, adultos e crianças, negros e brancos, todos eram para ela “filhos de Deus”, a quem ela amava como irmãos.
Sua vida foi feita de doação e solidariedade a todo o povo campista.
Ir. Zilda fez diferença na vida de quem a conheceu e aprendeu a amá-la.
Ir. Zilda de Castro faleceu em 05 de novembro de 1976, em Campos dos Goytacazes, foi velada e sepultada nesta cidade.
Ir. Zilda foi grande na esperança, inigualável na caridade e gigante na fé.

Irmã Zilda de Castro

Pesquisa e Texto: Carla Mello (colaboradora do Instituto Historiar).

Foto: Acervo do Instituto Historiar.

4 comentários:

  1. Emocionante reler a história da querida Irmã Zilda. Fui sua catequista auxiliar, em suas andanças, semeando a Palavra de Deus. Aos domingos, pegávamos o ônibus e íamos para Travessão de Campos, onde realizávamos encontros catequéticos, em salas do grupo escolar. Lembro-me, passados mais de 40 anos, dos seus ensinamentos e do sabor do pãozinho com queijo que ela levava para o nosso lanche. Uma cristã maravilhosa. Hoje, moro no Rio de janeiro e sou catequista, procurando imitá-la no seu amor ao Povo de Deus. Louvo e bendigo ao Pai por tê-la colocado em minha vida. Tenho certeza que temos no céu uma intercessora.

    ResponderExcluir
  2. estamos vendo essa reportagem, somos da sua familia ( sobrinhos ) filho do seu irmão de sangue Serafim José de Assis, moramos em Ouro fino, mg. Realmente ela foi uma grande mulher, saudades imensa....Abraços pra todos os irmãos em cristo.Marco Aurélio, Célia e Stael e familia.

    ResponderExcluir
  3. Fui catequizado por ela e através dela, fiz minha Primeira EUCARISTIA na igreja Nossa Senhora Auxiadora vinculada ao colégio do mesmo nome. Muito carismática, caridosa e devotada. Muito amiga dos meus pais e família.

    ResponderExcluir