Neste cenário, Saturnino de Brito teve um papel de destaque, pelo sentido de racionalidade técnica e econômica que dava aos seus projetos. Assim, tornou-se responsável por projetos urbanísticos para as principais cidades brasileiras como Santos, Vitória, Petrópolis. Ele via e analisava a cidade, interpretando os problemas e apontando soluções, planejando o espaço e prevendo as futuras expansões da cidade.
Seus trabalhos estão reunidos em sua “Obras Completas” (1943 – pós-morte) onde se pode conhecer suas idéias sobre o planejamento de cidades, saneamento, problemas de abastecimento de água, redes de esgoto, habitação proletária, etc.
O motivo que levou Saturnino de Brito a desenvolver estudos e projetos de saneamento e melhoramento para as cidades foi a sua preocupação com “as condições ambientais que propiciavam a ocorrência de surtos epidêmicos, com efeitos nefastos sobre a economia, a população e também, sobre os valores morais dos moradores”.
Em 1901, o médico Benedito Pereira Nunes assumiu a presidência da Câmara Municipal de Campos. Em sua administração, Pereira Nunes solicitou ao engenheiro Saturnino de Brito a elaboração de um projeto de saneamento geral para a cidade. O projeto para Campos foi editado, em 1903, em forma de livro intitulado “Saneamento de Campos”, sendo considerado uma obra completa, que inaugurou uma nova leitura sobre a cidade enquanto organismo em crescimento e como o meio em relação ao qual o engenheiro deveria intervir, redefinindo suas condições de salubridade.
A relevância de se divulgar este pequeno histórico está na finalidade de mostrar o quanto que Saturnino de Brito, com seu projeto de saneamento básico, nos deu uma contribuição na qual podemos fazer estudos urbanos sobre Campos e àqueles dedicados às teorias do urbanismo brasileiro. Além do fato de servir de orgulho e de exemplo para os campistas, pois este projeto de saneamento que contribuiu muito para o nosso desenvolvimento, e acabou com aquela enorme quantidade de epidemias que assolavam nossa terra, foi elaborado a mais de cem anos.
Graças a esse projeto - que mais tarde, foi quase que totalmente implantado pelo Prefeito Dr. Luiz Caetano Guimarães Sobral – que a cidade de Campos dos Goytacazes mostrou para o Brasil inteiro que “quando a capacidade se une a competência, o desenvolvimento é certo!”
Trabalho de Pesquisa: Hélvio Cordeiro - Instituto Historiar.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwuFD9JX5vGW73R2OGMWu2QYCN-5woNr2XF5U0y93NYuqCM954XCphyphenhyphenWbT92hlbCS5QwDZx9AL_BfUYa4xpg98cQGyotaz8DAhU4gbxwwry-L0wD5VB5V8cgMbSAJDIk56TXTbftdJpWss/s320/Saturnino+de+Brito.jpg)
Saturnino de Brito (Foto acervo do Instituto Historiar).
Nenhum comentário:
Postar um comentário