segunda-feira, 4 de junho de 2012

Eleitor do Futuro

A Escola Judiciária Eleitoral, do TRE/RJ, almeja promover o entendimento do que é ser cidadão e de como é possível o aperfeiçoamento da democracia, através da prática participativa e do uso consciente do voto, buscando a melhoria das condições de vida da população brasileira e o CIEP Nilo Peçanha (CIEP da Lapa) no intuito de despertar a reflexão entre os seus alunos do Ensino Médio Regular sobre o significado do voto e sua importância para a democracia entrou em parceria com o TER/RJ visando informar sobre as boas e más práticas eleitorais, mobilizando-os para a participação política ativa, estimulando o alistamento eleitoral e o voto consciente a partir dos 16 anos no Estado do Rio de Janeiro;
Iniciamos no dia 22/05/2012 O Programa Eleitor do Futuro
Dia 06/06/12 haverá às 9h30min uma campanha política animada.
Dia 13/06 haverá um debate com a presença do TER/RJ
Dia 14/06 Haverá a eleição simulada com urnas eletrônicas, mesários, junto com o TER/RJ.

Dia 19/06 - 50 alunos visitarão o Palácio Tiradentes no RJ/- Assembleia Legislativa do Rio - Alerj


Professor Responsável pelo projeto na escola- Maura Cristina Santos Henrique Manhães -
Responsável pelo TER/RJ Campos- Monique da 76ª Zona Eleitoral

Se puder divulgar para nós agradecemos!
Telefone da escola – 27333359
Esperamos vocês no dia 06/06 para divulgarem nossa parceria.
 Postagem: Leandro Lima Cordeiro

Eleitor do Futuro visita Campos

Nos dias 15 e 16 de maio, o Programa Eleitor do Futuro, do TRE-RJ, visitou o CIEP Nilo Peçanha, no município de Campos dos Goytacazes. Com o apoio da 76ª Zona Eleitoral e a participação de cerca de 150 alunos do ensino médio, as palestras abordaram temas como a estrutura da Justiça Eleitoral, o conceito de cidadania e a importância do voto.

Durante o evento, alguns alunos foram selecionados para formar cinco "partidos" fictícios, cada um em defesa de um princípio fundamental constitucional. Ao longo de quase um mês, os responsáveis por cada chapa devem divulgar os princípios de seus partidos, e, no dia 14 de junho, os estudantes vão escolher o vencedor em uma votação simulada, com o uso de urnas eletrônicas. A proposta dessa atividade é que, ao atuarem como eleitores, candidatos, fiscais de propaganda e mesários, eles aprendam a importância da participação política.

No final da palestra, foram esclarecidas dúvidas sobre como tirar o título e a respeito da Lei da Ficha Limpa e do Disque-TRE.


Texto: Ciep Nilo Peçanha (Parceiro do Instituto Historiar).
postagem: Leandro Lima Cordeiro