quinta-feira, 30 de setembro de 2010

INSTITUTO HISTORIAR REALIZA PALESTRA

Dando prosseguimento ao trabalho de divulgação da História de Campos dos Goytacazes, o Instituto Historiar realizou mais uma manhã de palestras no CIEP Brizolão 461 Clovis Tavares, no Bairro Nova Brasília. A boa apresentação do trabalho e o desempenho do palestrante Hélvio Gomes Cordeiro, contou com a colaboração geral da Escola, que se revezaram no trabalho de uma realização de tarefa de maneira satisfatória e que pudesse alcançar todas as turmas. Estiveram presentes à palestra as turmas: 201, 301, 302, 303, 401, 501 e 502 (do 1º Segmento); e as 601, 602, 701, 801 e 901 (do 2º Segmento). O instituto Historiar contou com o apoio de Danielly Francisco Gomes e Cláudia Valéria da Silva Santos (Direção da Escola); Mary Lúcia P. Fernandes (Coordenadora Pedagógica); Nilcéa da Silva, Maria Inês da S. Ramos, Valéria Cristina C. Dias, Dalila B. de Souza, Eliana Pessanha, Érica Siqueira da S. Teixeira, Maria Aparecida N. Pedrosa, Márcia M. Jorge, Rita de Cássia Miranda e Wéllington Luís Martins (Professores); Gleice Kelle F. Maciel, Jocineide L. de Almeida, Lúcia Helena O. Ribeiro (Colaboradores) e Thiago C. Carvalho que deu um grande apoio no uso das imagens. O Instituto Historiar agradece a receptividade tanto dos Professores e Funcionários quanto dos alunos que deram um verdadeiro show de participação no trabalho apresentado. De parabéns a todos do CIEP Brizolão 461 Clovis Tavares, no acolhedor Bairro de Nova Brasília. Num trabalho em parceria da Fundação Zumbi dos Palmares com o Instituto Historiar, a Escola recebeu vários brindes que serão encaminhados para a Biblioteca da Escola, para que sejam úteis na confecção de trabalhos relacionados com a História de Campos dos Goytacazes, tanto pelos Professores quanto pelos alunos.







































Texto: Hélvio Gomes Cordeiro.
Fotos: Instituto Historiar.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

HINO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES

Há exatamente 56 anos (dia 16 do ano de 1954), o Hino de Campos, de Azevedo Cruz e Newton Perissé Duarte, era cantado pela primeira vez em público, realizado no Clube de Regatas Saldanha da Gama, pelo Orfeão Santa Cecília. Cofira abaixo a letra do hino.

Hino do município de Campos dos Goytacazes
Letra: Azevedo Cruz/melodia: Newton Périssé Duarte

Campos Formosa, intrépida amazona
Do viridente plaino goitacás
Predileta do luar como Verona
Terra feita de luz e madrigais

Ó Paraíba, ó mágica torrente
Soberana dos prados e vergéis
Por onde passas como um rei do oriente
Os teus vassalos vêm beijar-te os pés

Nada iguala os teus dons, os teus primores
Val de delícias, o teu céu azul
Minha terra natal ninho de amores
Urna de encantos, pérola do sul

Campos Formosa, intrépida amazona
Do viridente plaino goitacás
Predileta do luar como Verona
Terra feita de luz e madrigais

Ó Paraíba, ó mágica torrente
Soberana dos prados e vergéis
Por onde passas como um rei do oriente
Os teus vassalos vêm beijar-te os pés

Ó Paraíba, ó mágica torrente
Rio que rolas dentro do meu peito.

Texto: Leandro Lima Cordeiro.

sábado, 4 de setembro de 2010

UM DIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A “Família” do CIEP 057 Nilo Peçanha (CIEP da Lapa), composta por Adaisa Paes Viana, Rita de Cássia Pacheco Rangel, Ricardo Botelho, Vânia Vieira de Menezes, Liliana Maciel da Silva e Airton Lopes Moreno e, tendo a proteção e segurança de todos entregue ao Corpo de Bombeiros Militar de Campos, nas pessoas dos soldados Diogo Couto e Lemuel Portugal e, com a presença dos representantes da parceria Instituto Historiar e Fundação Zumbi dos Palmares, Hélvio Gomes Cordeiro e Enockes Cavalar da Silva, levaram um grupo composto de aproximadamente 40 alunos para passar um dia de lazer e de educação ambiental na região de Rio Preto. Este dia de lazer foi premiação da “Gincana CIEP Rumo à África do Sul”, realizada no dia 15 de junho deste ano. O grupo foi recepcionado na “Pousada Recanto das Cachoeiras”, que conta com uma maravilhosa estrutura e pessoal atencioso, que serve tanto para o lazer quanto para uma verdadeira aula de educação ambiental, além de conter em sua estrutura os traços de mais de 150 anos de história. Foi possível para todos, explorar bastante o local, podendo desfrutar do frescor das águas da represa, da cachoeira, da comida caseira, passeios à cavalo e de charrete e tudo que a pousada tem para oferecer. A aluna Aliciane da Silva Porto comentou que: “Essa é uma oportunidade única de conhecermos as belezas que existem em nossa região, curtindo a natureza e, ao mesmo tempo, aprendendo a preservar o meio ambiente”. Já a aluna Rhayani disse que: “É uma pena que nem todos se dão conta de que temos essa beleza natural tão perto de nós, que precisa ser preservada e que possa ter mais vezes este tipo de aula de educação ambiental junto do lazer, que nos enche de paz, de tranqüilidade e pureza de espírito, nos afastando do estresse do dia a dia”. Um agradecimento especial ao motorista e proprietário do ônibus, Sr. Sérgio Gomes, que transportou a todos com segurança. “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela).




































































































Texto: Hélvio Gomes Cordeiro
Fotos: Instituto Historiar.